O Chefe da Missão Italiana no Brasil, o embaixador Alessandro Cortese, e sua comitiva se reuniram com Júlio Campos, deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa, para debaterem o início de uma parceria.
O encontro aconteceu na presidência da Almt, na manhã desta sexta-feira (19). As demandas dos ítalos-brasileiros no estado também foram pauta do encontro.
Mato Grosso é um dos estados brasileiros com maior número de descendentes de italianos do Brasil, com um número expressivo também de italianos. São mais de 5 mil pessoas com passaporte e dupla nacionalidade na região.
“Hoje quase a metade da população mato-grossense é originária do Sul e Sudeste, locais onde a colônia italiana e seus descendentes é muito grande. Os italianos também foram muito importantes para o desenvolvimento do Mato Grosso. Me recorde, que há algumas décadas atrás, as grandes revendas de automóveis que existiam em Cuiabá eram todas de italianos. Foram essas famílias que prestaram grandes serviços ao desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou o deputado Júlio Campos.
A vice-consulesa em Cuiabá, Marli Deon Sette, também participou da reunião que tinha como foco uma parceria econômica entre a Itália e o estado.
“É minha primeira vez em Mato Grosso, fico feliz de estar aqui no dia estadual do imigrante italiano, 19 de setembro”, afirmou o embaixador Alessandro Cortese.
A parceria econômica assinada envolverá projetos de infraestrutura, expansão do agronegócio e o fortalecimento das relações comerciais.
No Brasil existem 30 milhões de descendentes de italianos. O Dia Nacional do Imigrante Italiano é 21 de fevereiro. A data relembra a chegada do navio La Sofia ao porto de Vitória, em 1874.
No Mato Grosso, Lei Ordinária Nº 8129/2004 institui o Dia da Comunidade Italiana no estado, celebrado a cada 19 de setembro com foco em valorizar a cultura e a contribuição da população de origem italiana para o desenvolvimento local, incentivando atividades que resgatem e difundam a história e as tradições desse grupo.
View this post on Instagram